Raimundo Colombo

ÚLTIMAS
NOTÍCIAS

Colombo palestra em evento sobre geopolítica na Unisul

Atualizado: 6 de abr.

Debate tratou das possíveis consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia nos negócios catarinenses


Palestra teve transmissão on-line para diferentes cursos da instituição de ensino superior

O ex-governador Raimundo Colombo participou nesta quarta-feira, 23 de março, do evento “Geopolítica: possíveis consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia nos negócios catarinenses”. A iniciativa foi uma promoção da Unisul.


“A guerra é o fracasso da diplomacia. E essa é uma guerra essencialmente política e os impactos chegam em todo o mundo, inclusive no Brasil e em Santa Catarina. Vamos ter no nosso dia a dia uma série de impactos dessa guerra, mesmo que ela acabe em breve, o que eu espero que aconteça. Mas é preciso um movimento rápido para buscar novos mercados”.


Colombo lembrou que os russos compram 25% da maçã catarinense, por exemplo. “Compramos muito fertilizante deles. Milho e trigo também, o que impacta nossa economia e inflação”.


O ex-governador defendeu a internacionalização cada vez maior de SC como um processo necessário para evitar a dependência de mercados. “A abertura do Japão para a carne suína catarinense foi um exemplo de conquista que promoveu essa internacionalização e hoje as exportações seguem batendo recordes. A vinda da fábrica da BMW para SC foi outra conquista que exigiu muita dedicação, negociação e diplomacia para resolver os problemas no caminho. Se Santa Catarina não buscar oportunidades, não criar esse espaço internacional, vamos prejudicar o desenvolvimento do estado”, afirmou.


Colombo foi convidado para ser painelista, ao lado dos professores Dr. Ricardo Neumann e Me. Paulo Roberto Ferreira. O mediador foi o professor Dr. Giancarlo Moser. O evento teve transmissão on-line para diferentes cursos da instituição de ensino superior.

7 visualizações